terça-feira, 24 de julho de 2007

Oração da noite

Ao ver nos jornais o caso daquela jovem mãe, prostituída e drogada, a morrer aos poucos na exclusão social do interior de um automóvel-sucata abandonado na rua... fiquei estarrecido no mais íntimo da humanidade do meu ser.

Sou culpado!

Todos somos culpados por esse e por tantos outros casos semelhantes!...

Somos viventes autómatos, embriagados e cegos pela abundância e pelo conforto de uma sociedade de opulência, indiferentes aos gemidos e aos clamores dos que vamos lançando para a geena deste mundo.

Sucata do ferro velho da vida, dentro da sucata do que já foi conforto do prazer... e, agora, é abandono em desperdício!

Na berma da rua!

Na indiferença vil dos humanos que passam... mas já não têm alma para sentir a dor alheia! Como eu!...

Morte lenta, ambulante, apoiada num toco de vassoura...

Nem direito ao conforto de uma simples muleta de pobre... ou de uma "canadiana" de mais remediado. Triste ironia de um destino perverso e macabro.

Como posso descansar no conforto do meu leito, quando no mundo há tantos cenários de desesperança?!...

Se, hoje, nos penitenciamos pelas atrocidades da história, perpetradas sacrilegamente em Teu nome, meu Deus, que fazemos nós para que, amanhã, a vergonha não caia sobre os filhos dos nossos filhos, por não termos sabido reconhecer-Te nos mais pobres e miseráveis dos nossos irmãos?

Senhor,

Ao terminar este meu dia,

no silêncio da noite onde Tu estás mais perto e atento,

peço-Te por essa pobre mãe que se vende para sobreviver...

Que se droga para esquecer o seu infortúnio...

Que caminha para a morte...

Apoiada num pau de vassoura velha...

Porque nós, seus irmãos...

Não temos a coragem de lhe dar o apoio do nosso braço...

O conforto acolhedor que já não mora em nosso coração endurecido!

2 comentários:

Anawîm disse...

uno a minha pobre súplica à tua

Ana Loura disse...

Sim, VS, todos somos culpados

Há que orar, mas sobretudo agir

Beijinho